Artigos Dawah

Estudar fora19 JUN

Em nome de Allah O Clemente O Misericordioso

Louvado seja Allah por todas as coisas e que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad s.a.w.s. sobre sua família e sobre seus companheiros.

Desejo estudar fora...  Essa é uma afirmação que ouvimos diáriamente de muitos dos nossos irmãos e irmãs muculmanos.

Mas a maioria delas não sabe responder algumas perguntas:

Ir estudar a onde, de que forma, estudar o que e para que e por que?

Sair fora do país para estudar não é tarefa fácil, exige preparação, intenção e objetivo. Também é nescessário antes de tudo se fazer algumas perguntas:

Qual é o motivo que esta me levando a tomar essa decisão?

Estou realmente convícto de que devo estudar fora ou estou sendo influenciado pela emoção, pela curiosidade, pelo desejo de aventura e pelo incentivo de outras pessoas?

Já tenho conhecimento suficiente do Islam adquirido no meu próprio país para buscar então um conhecimento maior fora?

Estou preparado psicologicamente, fisicamente e financeiramente para esse tipo de viagem?

Essas perguntas devem ser feitas a si mesmo, e respondidas com sinceridade, e depois avaliadas, faça isso antes de tomar uma decisão de empreender uma viagem ao exterior para estudar o Islam.

Após tudo isso tem algumas coisas importantes que devemos saber:

Qundo um aluno sai para estudar fora, entende-se que ele (a) já tem uma bagagem e um conhecimento em um bom nível sobre a religião, e sobre as práticas islâmicas. E isso com certeza será cobrado da pessoa por parte dos professores e do próprio meio estudantil.

Não pensem que quando você chega num país para estudar vão sentar com você para te ensinar a rezar, para decorar as primeiras suratas do Alcorão, para decorar atashahud, para te ensinar a fazer  wudu, jejum, oração, como dormir, como entrar ou sair dos lugares  como portar-se e como comportar-se, como se comportar em uma sala de  aula ou uma reunião, quais as vestimentas corretas,  ou te ensinar sobre fitra etc.

Isso tudo vai ser cobrado de você, pois como eu disse, entende-se que a pessoa que sai para estudar fora, vai em busca de um maior conhecimento e aperfeiçoamento das práticas para voltar e ensinar os seus no seu país de origem.

O segundo ponto é língua, se vai estudar em lingua árabe ou inglesa ou outra,  avalie se você já tem um conhecimento da língua ou vai ter que começar do zero. Por que sendo bem realista, enquanto você não tiver um bom nível da língua em que você vai estudar (o que demora dois anos no mínimo), você não estará apto (a) a estudar e entender o que está sendo estudado a não ser decorar suratas e súplicas (mas sem compreensão das palavras e conteúdo) e, essa fase é a fase em que infelizmente muitos desistem ou mudam sua intenção, e passam a fazer turismo...

Então antes de sair para estudar fora deve se estar consciente desse período, caso não domine a língua do local onde vai estudar.

Essa dificuldade é ainda maior porque quando não se entende a língua também fica difícil a comunicação com outras pessoas, a convivência diária, o comprar, o fazer amizades, e em alguns locais os estudantes estrangeiros acabam passando por uma espécie de isolamento social. Essse é o momento onde tem que se ter muita fé e muita objetividade para seguir em frente. E Allah facilita para aqueles que O buscam tementes e arrependidos. É nessa hora que a verdadeira intenção e a religiosidade se tornam mais importantes e mais claras.

Saiba também que ao sair para estudar fora, vai ter que conviver com comida diferente, costumes diferentes, modo de pensar diferente, valores diferentes, prioridades diferentes, cultura diferente do que você está acostumado, é nescessário que esteja também preparado para isso.

Bom, em seguida vem a parte financeira, é importante ressaltar que mesmo que você seja bolsista (e há varios tipos de bolsa de estudos, umas com ajuda financeira outras só o estudo gratuito em si tendo que pagar o esstante das despesas do próprio bolso, outras só o estudo e material didático, outras incluem passagens de ida e volta e outras não incluem passagens nem custos de visto e documentação) geralmente a bolsa de estudos em que o aluno recebe uma ajuda financeira não á suficiente para todas as necessidades do aluno, e muito menos para luxos como internet, celular, passeios, um lanche diferente um jantar diferente, roupas, etc. Então aquele que quer estudar fora deve se preparar financeiramente para isso.

E também é importante resistir a tentação de comprar tudo aquilo que não tem no seu país de origem e que está lá chamando a sua atenção, mas que no fim acaba sendo por exemplo aquela roupa que não cai bem e que é para turista ver, e na verdade é ridículo quanto aos costumes locais, ou aquele monte de bugigangas, que são inúteis ao estudante e vão ocupar espaço e fazer peso na hora de retornar ou de mudar de casa.

E não se iluda com o pensamento "sou estudante da religião e as pessoas vão ajudar com meus custos"... ajudas existem mas são raras e esporádicas na maioria dos casos.

Tudo certo??? Já refletiu???

 Então vem a pergunta que deve responder a si mesmo com consciência: Vou estudar o que e a onde?

Por favor não responda vou estudar o Islam ou vou estudar o Din. Seja objetivo: Vou estudar Liíngua árabe em tal local por tanto tempo, ou vou estudar Dawah em tal local por tanto tempo, ou vou estudar Hadith em tal local por tanto tempo, ou vou estudar Shari'a em tal local por tanto tempo, ou vou memorizar o Alcorão, ou vou estudar Tafsir em tal local por tanto tempo, ou vou estudar Adab (educação) em tal local por tanto tempo.

Ai continuando ... vou para faculdade, ou vou para um curso técnico, ou vou pra uma madrassa, ou vou estudar em algum instituto.  Meu estudo vai ser em árabe,ou ingles, ou em urdu, ... seja objetivo não vá com pensamento vago do tipo depois que eu chegar lá eu vejo  o que faço, salvo com raríssimas excessões, isso de ver quando chegar não dá certo.

Nota importante: Não acredite em pessoas que ficam prometendo dar uma força ou prometendo que vai por seu nome numa lista, ou dizendo que representa alguma Universidade. Cheque as informações, e quem quer te ajudar faz na hora, te mostra os papéis na hora e claramente. Te passa os contatos, ter indica sites e te da telefone dos locais e das pessoas para você falar diretamente com as pessoas responsáveis, etc.

O melhor mesmo é fazer as coisas por sí mesmo, ou através de um amigo e irmão que é da sua nacionalidade e já estuda em algum local e conhece o sistema.

Prepare seu dinheiro com a intenção de estudar para o agrado de Allah, e para servir a comunidade islâmica e mãos a obra.

Estar perto dos sábios, de estudantes, e de pessoas religiosas é ima experiência ótima, mas requer muita abnegação, humildade, desapego e despreendimento e paciência.

A busca pelo conhecimento requer tempo esforço e significa muitas vezes abrir mão do lazer, dos luxos e do conforto, mas digo para quele que deseja realmente e profundamente isso para a glória e agrado de Allah somente, que a busca pelo conhecimento é algo muito gratificante e recompensador. Mas também uma grande responsabilidade.

Outra coisa se você tem a intenção de fazer isso não dixe as pessoas te intimidarem ou te colocarem para baixo. Você consegue se tentar com afinco, se não der em um lugar, tenta em outro, outro, outro, um vai dar certo in sha Allah. A busca do conhecimento não é para poucos e sim para todos que querem de coração e se esforçam para isso.

E pondere bem pois hoje em dia para muitos que tem condições de língua árabe, inglesa e espanhola, tem como fazer cursos e faculdade de religião à distância com o mesmo conteúdo e reconhecimento de quem cursa uma universidade ou um curso no exterior. Então se Allah não te conceder a oportunidade de estudar fora por algum motivo seja, financeiro, saude, familiar ou idade ou outro, não se frustre o mais importante é adquirir conhecimento e po-lo em prática.

E mais importante do que ''estudar fora'' é estudar!

Allah disse: A busca do conhecimento é obrigatória para todo muçulmano e muçulmana.

alguns links para ajudar

http://admission.iu.edu.sa/Defaulten.aspx   (Universidade Islâmica de Madina)

http://www.iium.edu.my/   (Universidade Islâmica da Malasia)

http://www.oiu.edu.sd/en/ (Universidade Islâmica Omdururman Sudão)

http://uqu.edu.sa/english/ (Universidade Umul Qura Makka)

http://uqu.edu.sa/arabic-language-intitute-en (instituto de aprendizado de língua arabe)

http://islamiconlineuniversity.com/ (Islamic Online University)

 

Que Allah Abençoe e facilite a todos!

Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh