Artigos Sheikh Yunus Mustafa

A Escolha do Conjuge - Muçulmano - Muçulmana14 AUG

O casamento no Islam – Escolha do conjuge.

Em nome de Allah O Clemente O Misericordioso.

Louvado seja Allah o Senhor do Universo. E que a paz e as bençãos de Allah estejam sobre o Profeta Muhammad saws. Sobre sua família e sobre seus companheiros .

Meus irmãos e irmãs assalamu aleikum wa rahmatullahi wa barakatuh.

Allah disse: Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um so ser, do qual criou sua companheira, e de ambos fez descender inumeros homens e mulheres. Temei a Allah em nome do Qual exigís os vossos direitos mútuos e respeitai os laços de parentesco porque Allah é vosso observador. (Alcorão 4:1)

 O casamento no Islam é algo de suma importância e é a forma legal de união entre um homem e uma mulher atravéz da qual os dois formam uma família.

A família é a base da comunidade islâmica e por isso, Allah a preservou atravéz da orientação trazida até nós por intermédio do Profeta Muhammad saws atravéz do qual Allah revelou o Alcorão e ensinou como praticar o Alcorão atravéz da Sunnah.

 Nosso Profeta saws,  na Sunnah todas as coisas sobre o casamento desde como fazer a escolha de um pretendente, como fazer um contrato de casamento, quais os direitos e deveres do homem e da mulher no casamento,  até os mais íntimos e profundos aspectos do convívio matrimonial e criação e educação dos filhos. E se seguirmos essa orientação o resultado não será outro senão o sucesso nesta vida e na vida futura.

Partindo disso nos muçulmanos e muculmanas em um momento na vida devemos nos casar e formarmos uma família...

Mas sempre quando alguém pretende casar-se depara com algo muito importante:

A escolha do conjuge.

Então partindo se da escolha do conjuge como devemos escolher um conjuge segundo orientações de Allah e da Sunnah do Profeta s.a.w.s..

O Profeta Muhammad saws nos orientou a escolhermos os nossos parceiros pela religiosidade. As outras coisas todas são de menor importância, porque de todas as coisas a principal é a religiosidade.

A religiosidade e sinceridade com Allah são os maiores atributos que devemos procurar em um parceiro (a) para um casamento duradouro e feliz. In sha Allah. Se o parceiro ou a parceira teme e obedece a Allah mesmo que hajam outros problemas tudo se resolverá com facilidade e com paz, mas ao contrário mesmo as peqenas coisas se tornarão grandes problemas no convívio e na criação dos filhos.

A beleza, os atrativos físicos, os bens materiais, tudo pode terminar, aquele ou aquela que era belo ou bela com o passar dos anos não terá  mais a mesma beleza, aquele que é rico hoje pode se tornar pobre amanha, aquele que era atraente pode se tornar sem nenhum atrativo, mas a religiosidade a sinceridade com Allah são aquilo que restará e será valioso nesta vida e na futura.

Bom existe um método ou uma orientação simples de como escolher o esposo ou esposa?

Sim existem aspectos principais que se observados sinceramente e com racionalidade (não por emoção fazendo parecer que a pessoa é o que não é na realidade), farão com que possamos fazer uma boa escolha in sha Allah.

Quando estamos a escolher uma esposa ou um esposo devemos ver se essa pessoa tem os seguntes aspectos:

Se for uma irmã procurando um esposo observe:

1 – Ele é muçulmano (não é permitido uma muçulmana se casar com um não muçulmano). Ele é religioso cumpre com as orações nos horários corretos, segue a sunnah, deixa crescer a barba, apara o bigode, pratica atos voluntarios (sunnah), paga zakat, jejua no ramadhan, se empenha por fazer o hajj?

2 – Suas palavras estão de acordo com os preceitos islâmicos, sempre mencionando Allah, sempre relembrando Allah?

3 – Ele tem comportamento islâmico, no trajar, nas maneiras nos gestos, na paciência, no convívio com muçulmanos e com não muçulmanos e nas redes sociais?

Alalh disse sobre as características dos homens honrados que entrarão no paraíso: São preseverantes, verazes, consagrados a Allah, caritativos e nas horas de vigília imploram perdão a Allah. (Alcorão 3:17)

4 – Ele tem condições de ser seu líder em todas as coisas tanto familiares sociais conjugais familiares e espirituais, e tem conhecimento para  te ensinar o Islam e ensinar o Islam em palavras e práticas para seus filhos. Você aceitaria ser liderada por esse homem em todas as coisas?

5 – Ele é gentil e ao mesmo tempo firme  decidido e responsável ? Porque para convivênca é nescessário gentileza, e tambem firmeza e decisão porque um líder fraco faz os liderados se perderem com ele.

Abdullah ibn Amr ibn Al As r.a.a. relatou que o Mensageiro de Allah s.a.w.s. disse: Quereis maior pecado cometido por um homem doque quando esbanja o que seria de sustento daqueles que se encontram sob os seus cuidados ? (Abu Daud e Ahmad)

Se as 5 respostas forem sim, faça salat al istikhara (oração de consulta a Allah) e se Allah confirmar isso no seu coração pode se casar in sha Allah se ele tiver condições de cumprir com o mínimo de sustento prescrito na shari'a e in sha Allah será um casamento abençoado. Mas se uma ou mais respostas forem não  se afaste dele e faça du'a para que Allah encaminhe essa pessoa no Islam e para que ele venha a ser um bom muçulmano e que Allah futuramente de a ele uma boa esposa, e que te coceda um outro muçulmano que venha a ser  bom esposo também.

Se for um irmão procurando uma esposa muçulmana observe:

1 - – Ela é religiosa cumpre com as orações nos horários corretos, segue a sunnah, usa o hijab corretamente (véu abaya correta sapatos fechados e não expõe joias maquiagem ou outros atributos), pratica atos voluntarios (sunnah), paga zakat, jejua no ramadhan, se empenha por fazer o hajj?

2 – Ela é casta, recatada, temente a Allah, discreta em palavras e atos, e calma e paciente em Allah, suas palavras mencionam Allah constantemente, e em sua boca não há fofoca nem malediscência.

Abdullah ibn Amar ibn al As r.a.a. relatou que o Mensageiro de Allah s.a.w.s. disse: Avida é uma sucessão de coisas proveitosas  e o melhor da vida é uma mulher virtuosa. (Muslim)

3 – Ela é obediente aos pais (se ela não obedece aos pais como obedecerá o marido?), tem comportamento islâmico dentro e fora da comunidade e no meio islâmico e nas redes sociais?

Allah disse: As boas esposas são devotas, que guardam na ausência de seu marido o que Allah ordenou que fosse guardado. (Alcorão 4:34)

4 – Ela é uma mulher submissa a Allah que quer aprender a religião com você, que te respeita e será uma esposa obediente, e que vai  permitir – se ser liderada por você, e que tem conhecimento dos dirteitos e deveres da esposa muçulmana?

Allah disse: Os homens são protetores (lideres) das mulheres porque Allag dotou uns com mais (força) doque as outras, e porque as sustentam de seu pecúlio. (Alcorão 4:34)

Talk ibn Ali r.a.a. narrou que o Mensageiro de Allah s.a.w.s. disse: Quando um homem convida sua esposa ao leito conjugal ela deve obedecer ainda que esteja ocupada assando pão no forno. (Tirmizi e Nassai )

5 –  Ela concorda em criar os filhos 100% dentro dos preceitos islâmicos sob sua liderança sem influência de terceiros, e concorda em resolver todos os problemas e pendências matrimoniais conjugais familiares e sociais deacordo com os preceitos islâmicos sob sua liderança?

O Profeta saws disse: '' O homem é o rei em sua casa.'' (Bukhari)

Abu Huraira r.a.a. relatou que o Mensageiro de Allah disse: Se fosse permitido alguém prostrar-se perante outra pessoas, eu teria ordenado à mulher prostrar se para o marido. (Tirmizi)

6 – Ela e uma mulher livre de materialismo e ostentação que está disposta a viver e conviver com o padrão de vida que você pode proporcionar a ela, e ela aceita um dote que esteja dentro dos seus padrões financeiros?

Se as 6 respostas forem sim, faça salat al istikhara (oração de consulta a Allah) e se Allah confirmar isso no seu coração pode casar com ela in sha Allah e terá in sha Allah um casamento abençoado e duradouro. Mas se uma ou mais respostas forem não  se afaste dela e faça du'a para que Allah encaminhe essa pessoa no Islam e para que ela venha a ser uma boa muçulmana temente e praticante e que Allah futuramente de a ela um bom marido e que te conceda uma outra muçulmana que venha a ser  para você uma boa esposa também.

Meus irmãos e irmãs saibam que aquele (a) que abandona algo dos seus desejos mas que é ruim, por causa de Allah e do Seu Mensageiro terá grande recompensa e seus pecados perdoados. In sha Allah. E Allah encaminhará para a pessoa que assim o faz algo melhor da parte de Allah. Essa é a promessa de Allah e Allah não falha em suas promessas.

Que Allah recompense a todos e facilite em tudo. Amin.

Assalamu aleikum wa rahmatullahi wa barakatuh

Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh