Artigos Sheikh Yunus Mustafa

Eu escutei que os muçulmanos batem nas esposas e filhos, isso é verdade? Sheikh Yunus Mustafa Responde30 JUN

 

Resposta: Em Nome de Allah O Clemente, O Misericordioso e que a paz e as bençãos estejam sobre o Profeta Muhammad saws sobre sua família e sobre seus companheiros. Isso não é verdade e esse coportamento não é o comportamento Islâmico.

A família é a base no Islam e orespeito entre os conjuges e para com os filhos é algo primordial dentro da nossa religião.

 Allah s.w.a disse: ''Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e piedade entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos.'' (Alcorão Sagrado 30:21)

E o Profeta Muhammad s.a.w.s. disse: ''O melhor dentre vós e aquele que melhor trata a sua esposa e eu sou quem melhor trata sua esposa (o Profeta se referindo a sua propria esposa)''

O Profeta Muhammad s.a.w.s. disse quanto aos deveres do marido em relação a esposa: Deves alimenta-la do mesmo que tu te alimentas, deve vestila do mesmo que tu veste (da mesma qualidade de vestes), não deve bater-lhe na face, não deve aborrece-la ou amaldiçoa-la, e não deves se separar dela a não ser nos limites da casa.

Veja bem: A criação dos filhos e a condução deles no caminho de Allah (Deus) com benevolência paciencia, amor e carinho é parte da religião islâmica. O muculmano deve tratar a mulher com equidade e respeito, com bondade e consideração e deve ser seu líder e seu porto seguro.

Veja o que Allah diz no Alcorão  sobre as esposas dos muçulmanos e os filhos isso: ''E aqueles que disserem: Ó Senhor nosso, faze com que as nossas esposas e a nossa prole sejam o nosso consolo, e designa-nos modelos dos devotos.'' (Alcorão 25:74)

E também O Altíssimo disse sobre os filhos em relação aos pais: ''O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas. E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: Ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos, como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino! '' (Alcorão 17: 23-24)

Esse sentimento de amor, respeito, compreenção e carinho de pais pelos filhos e filhos pelos pais,esposo pela esposa e esposa pelo esposo é parte fundamental da vida islâmica e não se pode completar a religuão sem cumpri-las.

E  é por isso que muitas familhas que estavam distruidas praticamente, quando se revertem ao Islam esperimentam uma renovação e passam a viver em felicidade e harmonia.

Se isso que você ouviu que aconteceu isso (um muçulmano bater em sua esposa) pode ser algum caso isolado, mas não representa os costumes islâmicos nem seus principios. Assim como quando isso acontece dentro de uma familia cristã ou judia não podemos dizer que um acontecimento desses seja parte de sua religião.

Nos os muçulmanos condenamos tais atos de agressão, pois não fazem nem nunca farão parte da nossa religião e nem do nosso caráter.

Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh