Artigos Sheikh Yunus Mustafa

Por que a Muçulmana usa o véu? - Sheikh Yunus Mustafa Responde30 JUN

Resposta Em nome de Allah O Clemente O Misericordioso e que a paz e as bençãos estejam sobre o Profeta Muhammad saws sobre a sua família e seus companheiros. Quanto ao uso do Hijab (veu) ele não é uma particularidade apenas do Islam,  isso faz parte da religião judaica e cristã que a mulher traje o véu, de acordo com a própria bíblia. 

Veja: "E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu SENHOR. Entمo tomou ela o véu e cobriu-se."  (Gênesis 24 : 65) indicando que também era indicado o uso do véu na presença de homens estranhos.

"Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que está o no caminho de Timna, porque via que ele era grande, e ela não lhe fora dada por mulher."  (Gênesis 38 : 14) a indicação é do mesmo tipo que a anterior.

Se você atentar para as imagens de Maria que os cristãos utilizam, sempre ela é apresentada coberta com um véu e vestes idênticas as que as muçulmanas utilizam.

E outro exemplo é o das freiras (religiosas Cristãs) que também se vestem com o véu e túnicas largas e são tidas como exemplo de religiosidade simplicidade e bom comportamento pelos cristãos e cristãs. E ninguem as questiona por o usarem o véu.

Já no Islam a muçulmana cobre todo o corpo com exceção do rosto e mãos (podendo cobrir o rosto e as mãos se assim optar) pois o uso do Hijab é parte da sua adoração a Allah e por causa disso a muçulmana o faz, vestindo uma roupa não apertada e não transparente que nao venha a destacar as suas formas e contornos corporais que ficam restritos a serem vistos pelos seus pais filhos esposos e parentes proximos, aos quais entram na categoria de permissão de a verem. Allah ( Deus ), ao estabelecer o uso do véu, conscientizou a mulher de que este véu é um sinal de libertação para ela, que tem o seu corpo e sua honra protegidos, e não será molestada pelos olhares pecaminosos dos homens

Allah s.w.a. disse: ''Ó Profeta, dize a tuas esposas, a tuas filhas e as mulheres dos crentes que (quando saírem de casa) se cubram com suas mantas (véus); isso é mais conveniente para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas; Allah é Indulgente, Misericordioso'' (Alcorão 33:59)

Hoje nos países que não tem maioria islâmica vemos um alto índice de estupros e tentativas de abuso sexual contra as mulheres, também o numero de assédios sexuais se tornou gritante... e a mídia quer seja falada escrita ou televisiva, mostra diáriamente esses dados. Grande parte disso é causada pela falta de respeito contra a mulher e pela falta de rspeito da mulher consigo mesma, expondo se muitas vezes em roupas sumárias que para as mentes pervertidas, é um convite a realizarem tais ações.

A imagem e o corpo da mulher tem ambos sido usados como instrumento de promoção, e hoje em tudo o que se quer vender atrelam a isso a imagem de uma mulher com roupas insinuantes e mostrando suas formas, como se ela mesmo fosse um objeto a venda ou parte do negócio, ou mesmo com o sentido de que quem adquirir tal produto  pelo simples fato de possuí-lo poderá ter aquela mulher ou outra semelhante a ela.

Já o Islam ao contrário disso preserva a mulher de qualquer exposicão ficando a beleza dela protegida e reservada a ela mesma e a aqueles que tem o direito de ve-la, e a quem ela da o direito de ve-la (seu esposo nao caso depois de contrair matrimônio com ela), e Allah prescreveu o uso do Hijab a elas não para as inferiorizar e sim para as elevar a um grau de respeito tal qual elas merecem.

E para complementar existem estatísticas provando que mesmo nos países de minoría islâmica as muçulmanas por se vestirem corretamente com seus véus paraticamente não são vítimas de violência sexual, ou assédio sexual,

 Os psicólogos e pesquisadores afirmam que susas vestes e comportamentos recatados não sao atrativos para a imensa maioria dos homens que particam tais atos, pelo contrário os ''maníacos'' repudiam esses tipos de vestes (Hijab)

E resumindo, é por obediência a Allah e amejando agradá-lo e por respeito a si própria a comunidade, incluindo por respeito a você que tem essa dúvida, é que a mulher muçulmana usa o véu.

Sheikh Yunus Mustafa Al Sheikh